31 de agosto de 2012

Atividade da Semana

                                                Inquisição no Brasil no séc.XVIII

                  Ouve no século XVIII até o começo do XIX, uma inquisição comandada pela igreja católica, em Portugal e depois em todas as regiões da colônia no Brasil. Essa inquisição tinha   como objetivo principal fiscalizar a pureza da fé e a doutrina católica das pessoas. Aqueles que eram considerados como uma ameaça às doutrinas, eram perseguidos, julgados e os condenados, cumpriam penas que variavam entre prisão temporária até a morte na fogueira em plena praça pública.
                   O historiador  Aldair  Rodrigues,desenvolveu essa pesquisa através de documentação da inquisição, fichas prosoprográficas e a configuração das redes. Ou seja em quais regiões e períodos os agentes estavam. Naquela época eram mais de 198 agentes ( redes comissárias ) espalhados pelo Brasil, que ajudavam nessa fiscalização de pessoas e suas crenças.
                    Outros modos que o historiador utilizou para desenvolver sua pesquisa foi através de: livros, correspondências, registros, acesso ao banco de dados da ACCESS, os arquivos eclesiáticos locais como: arquivo da cúria em São Paulo, o do Rio, e de Mariana. E por último, mais não menos importante o auxílio e inspiração de pessoas, historiadores e professores como: Laura de Mello Souza, José Pedro Paiva, Luís Montes entre outros. 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem "post found".
    Texto conciso e objetivo.
    Profª Débora Santos

    ResponderExcluir
  3. Obrigado...Ja to pronto pra proxima (+ ou -) kk

    ResponderExcluir